6 Dicas de Estudo Banais que te Farão 200% mais Eficiente

Reuni algumas dicas que irão facilitar seus estudos. Muita gente acha que estudar é apenas o ato de pegar os livros e fazer os exercícios. Estudar vai muito além disso. Para ter bons resultados nos estudos é preciso todo um conjunto de fatores, planejamento, administração de tempo etc.

Dica #1: Equilíbrio

Para que você consiga bons resultados nos estudos é preciso que você esteja bem, que tudo ao seu redor esteja equilibrado. Basicamente contamos com três fatores: corpo, mente e alma.

Dicas de Estudo Eficientes

Quando falamos de corpo, estamos falando de alimentação e atividades físicas, que se ambos estiverem regulados significa que você terá uma boa saúde.

A mente é o que você está exercitando quando estuda, então você precisa se concentrar nos seus estudos e esquecer seus problemas. Tente evitar problemas, não tê-los, delegar. Eu sei que é difícil, porém você tem que procurar ter uma mente saudável. Aliás, ter stress nunca – isso engloba ter momentos de lazer também (dependendo do seu projeto de aprovação seus momentos de lazer terão de ser mínimos, mas você nunca deve cortá-los, eu disse NUNCA).

E a alma trata-se de espiritualidade. Se você possui alguma religião, seja ativo, não a deixe de lado, nem que seja 1 hora por semana. Você precisa trabalhar sua alma, seu espírito, ele tem de estar forte. Para os Ateus, apenas faça aquilo que você acredite, nem que seja ajudar o próximo, irá te fazer muito bem!

Dica #2: 8 horas de sono por dia

Essa é uma regra MUITO IMPORTANTE. Já dizia meu professor Roquette (sim, o professor que mais aprovou alunos no ITA e no IME). Esse era seu mandamento. No curso, ele simplesmente dizia que o primeiro passo para ser aprovado, seja lá qual for seu projeto, é ter 8 horas de sono diariamente. Existem estudos recentes que falam que dormir 6~7 horas já são suficientes, mas Roquette abominava essa ideia. Simplesmente segui essa dica e passei em várias provas no meu primeiro e único ano de cursinho, na frente de vários que já estavam em seu terceiro ano. É sério, durma bem, por 8 horas, diariamente.

Dica #3: Prática

Não importa o assunto que você está estudando, você tem que praticar exaustivamente até ter domínio do tema. Sejam provas de anos anteriores, questões sobre o assunto etc. Você precisa praticar as questões relativas ao assunto, nunca somente leia o assunto, NUNCA.

Dica #4: Ensine

Isso mesmo. Sempre que tiver a oportunidade, ensine aquilo que você está estudando para um companheiro, seja ele seu colega de curso, algum blog/fórum na internet etc. Estudos comprovam que quem está ensinando, aprende muito mais do que quem está aprendendo.

Dica #5: Intervalos e Pausas

Sempre, em uma jornada de estudos, descanse 10 minutos em cada 1 hora. É simples, estude 50 minutos, pause 10, estude mais 50 minutos e pause mais 10, e assim por diante. Você tem que ter um controle rígido sobre isso, coloque um despertador para 50 minutos, quando tocar coloque uma soneca de 10 minutos e quando a soneca tocar, reinicie o despertador. Isso tem que ser levado a sério, se o despertador tocar, pare tudo que está fazendo, por mais que você esteja no meio de uma questão. Simplesmente pare. Você precisa fazer isso para poder utilizar o máximo da sua capacidade mental. Quando você pausa por 10 minutos seu cérebro se recompõe e você reinicia os estudos com muito mais pique.

Dica #6: Concentração e Foco

Para finalizar, segue minha última dica: concentração e foco no estudo. Quando for estudar, tente se isolar ao máximo, com o celular no silencioso, virado para baixo, sempre longe de sua família (eu sei, eles pedem favores pra você ou te interrompem com distrações no dia a dia certo?), trancafiado em algum lugar onde só esteja você (e seu celular com o despertador configurado conforme Dica #5, lembra?). Eu sei que a tentação é muito grande de ver as notificações do Facebook, Whatsapp, amigos chamando etc. Mas lembra que, também na Dica #5, você tem 10 minutos de pausa? Utilize estes minutos para ficar de pé, se esticar, usar seu celular para falar com os seus amigos etc. Mas não se esqueça, quando o despertador tocar novamente em 10 minutos, você também tem que voltar a ficar OFF pro mundo e se concentrar novamente nos estudos.

Então é isso, como falei, são dicas de estudo banais, mas aplicando tudo isso, você verá que seu aprendizado irá mudar e muito. Você verá que sua eficiência triplicará.

Confira também técnicas de memorização, você vai gostar, separei um mini-curso gratuito para você.

Se ainda não viu o vídeo da seção como estudar: